quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Conversando um pouco sobre etiqueta



Estou colocando neste blog algumas dicas básicas sobre etiqueta, pois de nada vale ter sua casa decorada se não soubermos como apresenta-la devidamente a nossos convidados. Uma boa recepção sempre irá realçar tudo que há de melhor em seu lar e sua família abrindo novas portas para sua vida. Uma boa decoração, estilo e etiqueta combinados são ferramentas muito importantes a seu favor.

É importante considerar que neste mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascenção pessoal e profissional. Esse tipo de comportamento ( fino e de bom gosto ) com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso, entre a vançar ou ficar para tráz.


Recebendo em casa

Todo o bom anfitrião segue as regras com muita disciplina:

  • Em primeiro lugar, ele e a esposa, se for o caso, devem estar prontos com 30 minutos de antecedência. E tudo deve estar devidamente preparado para receber os convidados.
  • Os presentes, como bombons que a anfitriã receber, devem ser servidos aos outros convidados. No caso de vinho, a garrafa poderá ser reservada.
  • As flores devem ser colocadas em vasos imediatamente e em local de destaque na casa.
  • Os anfitriões circulam o tempo todo, entre os seus convidados, apresentando uns aos outros e deixando-os á vontade.
  • O convidado deve chegar entre meia hora antes e quinze minutos depois do horário marcado. Chegar ao local fora desse intervalo é uma descortezia. Após essa tolerância de 15 minutos, o anfitrião manda servir a mesa.


Cuidados indispensáveis

Se você for convidado, não reclame da comida nem do serviço. Deixe qualquer comentário a respeito por conta do anfitrião.
Portanto etiqueta social não é somente saber se portar á mesa, ou ter gestos elegantes. Etiqueta é se respeitar e respeitar as pessoas. São regras simples, fundamentadas no bom censo e que, se aprendidas e aplicadas, vão melhorar bastante a sua imagem e relacionemento pessoal.


Futuramente postarei mais dicas, aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário