segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Combinando cortinas com os ambientes



A regra básica para a decoração é a seguinte: em um ambiente somente pode prevalecer um detalhe em tecido estampado, ou o sofá, ou o papel de parede, ou a cortina. Porque se colocar todos os detalhes estampados carregará o ambiente e a pessoa irá se cansar logo da decoração, portanto quando ocorrer algo em detalhe estampado todo o restante deverá ser em tons o mais neutro o possível.

Ambientes com estofados de tecidos estampados

Neste caso evite tecidos estampados também nas cortinas, prefira cortinas lisas confeccionadas em tons neutros ( exemplo : branco, bege, cru e tons pastéis ) do isso vale também para ambientes que tenham tapetes com muitos detalhes coloridos ou mesmo a presença de colchas ou edredons muito coloridos ou floridos nos quartos.

Ambientes com paredes claras

Você pode fazer uso de cortinas de tecidos estampados ou cores mais fortes, usando um forro branco ou creme. O tecido da cortina pode ser um voal ou cetim. Os detalhes decorativos como almofadas, tapetes e papel de parede devem ser em tons o mais neutro o possível para que haja um equilíbrio no ambiente sem exageros

Ambientes aonde o calor é muito intenso

Casas na praia requerem cortinas em tecido leve e de cor clara que permita que a circulação de ar ocorra sem problemas. Você pode utilizar o voal branco ou mesmo os de renda que dão mais leveza ao ambiente. Não utilize tecidos de cor escura principalmente quando sua janela tiver grande incidencia de sol pois facilmente debotarão e também tornam o ambiente mais abafado. Se sua casa não for muito quente memo incidindo o sol opte por tecidos grossos como o algodão cru ou mesmo o voal com forro de tergal mas em tecidos opacos. 

Outras dicas a serem observadas:

Não misture tipos de cortinas diferentes no mesmo ambiente como por exemplo de no caso em que haja mais de uma janela no mesmo ambiente evite usar persiana em uma e cortina de tecido em outra.

Nas cozinhas prefira as persianas do que as cortinas de pano pois além de serem mais seguras a limpeza também se torna mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário