sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aproveitando melhor os espaços


O ano acabou de começar e está na hora de se colocar a vida em dia, é o momento de pensar na organização geral da casa. Sem ela, fica difícil planejar o novo ano faça uma busca nos ambientes de sua casa e veja o que deve ser consertado e o que pode ser doado para deixar sua vida mais prática. Faça a arrumação por ambiente você pode reaproveitar objetos que não estão sendo mais usados exercitando a sua criatividade, como por exemplo um móvel velho onde você pode renova-lo aplicando técnicas de pátina ou decapê. Objetos antigos e sem uso como bules e chaleiras que podem ser reciclados e serem usados como suporte para plantas  e até as cúpulas velhas dos abajures podem se tornar novas bastando se fazer uma decoupage com motivos mais modernos.
O importante é em primeiro lugar definir onde cada coisa vai ficar, ou seja cada objeto tem que ter o seu lugar certo e para isso é preciso partir para a organização visual. Na cozinha cada um ganha um espaço - objetos de servir, peças do dia a dia, utensílios menos usados. É obvio que deve se dexar á mão a louça do dia a dia e utensílios de uso esporadico devem ser colocados nas partes mais altas dos armários. Na estante de livros faça o mesmo tematize tudo e procure colocar os livros em ordem de títulos ou temas. Quanto as peças de decoração pode se encontrar simetria em objetos difrentes, desde que estejam interligados por cor ou estilo. No quarto das crianças ou dos adolescentes onde é quase impossível evitar a bagunça a minha sugestão é que se guarde objetos e brinquedos em caixas com rodízios, existe hoje no mercado caixas próprias para essa finalidade pois elas aliam praticidade e visual bem bonito pois você pode revesti-las em tecidos coloridos ou com motivos infantis para criar uma atmosfera aconchegante. Quanto aos armários de roupas uma dica importante é procurar separar as roupas de inverno e de verão e também separa-las por cor. Uma boa saída é guardar as roupas que não são da estação em baús - que estão em alta - ou mesmo nas partes mais altas do armário como foi também indicado na dica da cozinha. Procure selecionas as roupas por tipos, como por exemplo, camisas, calças, vestidos, saias todos separados por cor. Quanto a langerie uma saída bem original são os casulos feitos de acrílico ou plástico que podem ser encontrados em lojas como na Rua do Gasômetro -SP, são vendidos separadamente e são próprios para acoplarem na gaveta. Nas sapateiras não se faz necessário separar os sapatos por cor e sim por modelo - sapato social, sandálias, sapatos esportivos, etc.
O truque para a casa continuar em ordem e simétrica é dar acesso fácil aos objetos de maior uso sem deixar inacsessíveis as peças menos  utilizadas. Afinal é com a falta de praticidade que a bagunça volta a dominar.



Dica importante 

Janeiro é o mês das grandes liquidações das lojas de móveis e decorações onde todos pensam em realizar seus sonhos de consumo mais distantes de uma forma mais rápida e barata. Mas vá com calma e não se deixe seduzir pela palavra promoção pois você poderá acabar comprando por impulso uma peça só porque esta mais barata e quando você chega em casa ela não combina e nem fica proporcional a nenhum ambiente.A saída é comprar objetos pequenos que cabem em qualquer ambiente e acabam mudando sempre a cara da decoração de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário